quinta-feira, 1 de julho de 2010

Caráter

A palavra caráter significa o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral.

O caráter no sentido geral define-se como conjunto de condições fundamentais, quer de inteligência, de sensibilidade, de vontade. Essas coisas distinguem o indivíduo de outro qualquer.

É uma força da alma, uma energia da vontade, uma firmeza de princípios que determina a sua conduta, nesse sentido é que se diz: "Aquela pessoa, é uma pessoa de caráter".

A qualidade do nosso caráter depende de inúmeros traços que contribuem para o nosso pensamento e comportamento. Quando examinamos as partes que constituem o todo, temos uma maior possibilidade de ver exatamente onde estão as nossas forças e fraquezas, podemos perceber "a natureza exata das nossas falhas" e a ajudar as nós mesmos a encontrar uma direção para melhorar os nossos defeitos.

Caráter sempre envolve ética. Isso não nos surpreende quando sabemos que a palavra grega "ética" (ethos) é normalmente traduzida por "caráter". Assim, ensinar caráter é aprender sobre nossa ethos, ou ética. Mas o conteúdo-foco ("o que") é o caráter, e a meta é preferir formar uma pessoa com caráter a formar uma que apenas sabe os princípios éticos. Princípios são importantes, mas ensinar ética com muita freqüência torna-se simplesmente um exercício informal. Caráter é formado.

Certamente inclui informação, mas é mais do que conhecimento intelectual. Assim, formar caráter é eticamente "construir" uma pessoa. Nós delimitamos sete virtudes clássicas: coragem, fé, justiça, prudência, temporização, amor e esperança.

Samuel Smiles disse: "o caráter forma-se, por uma série de circunstâncias íntimas, mais ou menos dependente do modo de vida e da vontade de cada pessoa. Não se passou um dia em que essa pessoa não se discipline para o bem ou para o mal. Não há uma ação, por mais trivial que pareça que não lhe traga uma série de conseqüências".

Cada ação, cada pensamento, cada sentimento, contribuem para a educação do caráter dos costumes da inteligência e exercem uma influência sobre todos os atos de nossa vida futura. É por isso que o caráter está sujeito á alterações, para o bem ou para o mal, ou elevando-se por um lado, ou por outro se rebaixando.

O ser humano tratado nessa área pode ser medido por sua maneira de reagir diante dos gestos injustos, impostos contra ele. Ele não tem preço, é firme como o pai, o pai é o que é. Quando intrinsecamente eu sou já não preciso desejar ser, já o sou, estou convicto. Abraham Lincoln disse: "O caráter é como uma árvore, e a reputação, é como sua sombra". A sombra é o que nos faz lembrar da árvore.

A árvore é o nosso caráter, é o objeto real. Geoffrey Wilson escreveu: "As ações dos homens formam o indicador infalível do seu caráter, é preciso separar a reputação de caráter, a primeira é que os homens e a sociedade pensam de você, porém a segunda é o que você realmente é, e Deus sabe o que você é".

Veja bem, seu conteúdo, sua essência, são as coisas que devem prevalecer. Se a paz, o amor, a benignidade, a temperança o domínio próprio, a longaminidade e outras virtudes de Cristo, fizerem parte de sua vida, então você será uma pessoa, um ser humano de caráter.

Aos olhos do criador, o que vale, é o que verdadeiramente somos.

Para sua meditação, deixo-lhe a palavra de W. Gran: "a graça de Deus, fará muito pouco por nós, se resolvermos não fazer nada por nós mesmos".


Pastor Lincoln Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores